Logon
SharePoint
Central de Reservas
(32) 3339-3100

 Corpus Christi guiado por curiosidades

 Uma boa oportunidade para visitar os tradicionais museus de Barbacena

http://www.hotelsenacgrogoto.com.br/Acontece/PublishingImages/museu%20municipal14site.jpg

 

​​O casarão do Museu Municipal
Foto: Vertentes das Gerais ​​​

 

​Quem mora ou estará na região entre os dias 20 e 23 de junho pode aproveitar o feriado de Corpus Christi para só passar o dia, com um delicioso café da manhã e almoço, ou mesmo se hospedar, no Hotel Escola Senac Grogotó. Além do programa turístico, a cultura e a história podem fazer parte do roteiro com um passeio pelos dois principais museus de Barbacena: o Municipal e o da Loucura.  

O Museu Municipal de Barbacena é uma construção de 1810 e foi residência do Comendador João Fernandes de Oliveira Pena, pai do renomado político Belisário Augusto de Oliveira Pena, o Visconde de Carandaí.

A residência dos Pena, hoje Museu, apresenta onze salas temáticas e abriga grande acervo das famílias de Barbacena, como: uma exposição permanente de louças antigas; mobiliário do século dezoito e dezenove; quadros de pintura à óleo; documentos históricos; máquinas tipográficas das renomadas gráficas da cidade, além de muitas peças de grande valor histórico.

O Museu funciona de quarta a sábado, das 13h às 18h. O Museu só não estará aberto no dia 20/06, quinta-feira. 

Endereço: R. Lima Duarte, 55 - Centro, Barbacena - MG. Telefone: 32 – 3339 2167 

O Museu da Loucura​ foi criado em 16 de agosto de 1996, por meio de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais-CHPB e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena-FUNDAC.

Instalado no torreão do hospital, área construída em 1922, o Museu é um resgate da história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena. 

Ao evoluir na ideia de refletir sobre o percurso que a saúde mental vem trilhando, o Museu possibilita um espaço para discussão e interatividade com o visitante. Assim, é o elo entre a instituição e a sociedade, tendo a expectativa de proporcionar a quebra do estigma contra a pessoa com deficiência mental.

 O Museu funciona diariamente, das 8h às 18h, inclusive feriados e fins de semana. 

Endereço: Rua 14 de Agosto, S/Nº – Floresta – Barbacena – MG. Telefone: (32) 3339-1611. Agendamento de visitas guiadas pelo e-mail chpb.museu@fhemig.mg.gov.br

Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Oops! Houve algum erro na hora do envio.