Logon
SharePoint
Central de Reservas
(32) 3339-3100

 Senac lança projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” no Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

 Projeto de pesquisa resgata hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais

http://www.hotelsenacgrogoto.com.br/Acontece/PublishingImages/festivaltiradentesgrogoto.jpg

 

 

Instituição manterá palestras e oficinas interativas gratuitas e abertas ao público durante os finais de semana; durante a semana, cursos serão oferecidos na Pousada Senac para qualificação de profissionais e empresários que atuam no segmento


O 5º Fórum Senac – Gastronomia e Cultura traz novidades para o 19º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes (MG), que acontece de 26 de agosto a 4 de setembro. O evento registrará o lançamento do projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” e a apresentação da Cápsula dos Sentidos. As atividades serão abertas ao público e gratuitas, assim como as palestras e oficinas interativas que ocorrem durante os finais de semana na Pousada Senac Tiradentes, no Espaço Aulas Senac e Espaço Interativo Senac, os dois últimos no Largo das Forras.

O projeto “Primórdios da Cozinha Mineira” tem como objetivo mapear, resgatar e preservar os hábitos, técnicas e produtos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais. Trata-se de uma atividade de extensão, com os alunos do curso de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac, que realizaram pesquisas nas regiões das Serras da Piedade até o Caraça.

Diversos produtos foram identificados, dentre eles o arroz vermelho agulhinha; farinha de batata doce; farinha de inhame; 65 tipos de verduras e temperos antigos; 18 tipos de frutas da Mata Atlântica; fermentados e vinhos e queijos especiais. O resultado desse trabalho será compartilhado no sábado, 27/8,, às 10h, no Espaço Aulas Senac, no Lago das Forras.

Cápsula dos Sentidos
Na sequência, será aberta a Cápsula dos Sentidos, que promete explorar os cinco sentidos dos participantes (tato, olfato, audição, paladar e visão), a partir de experiências com os produtos encontrados nos Primórdios da Cozinha Mineira. Os visitantes serão auxiliados por alunos do Senac nesta viagem sensorial. A Cápsula funcionará nos fins de semana, ao lado do Espaço Aulas Senac.    

Outra novidade é que o Restaurante da Pousada Senac Tiradentes, espaço tradicional de atividades do festival durante o dia, ficará aberto ao público para jantares temáticos, nos dias 26 e 27/8, 3 e 4/9. O cardápio - montado exclusivamente para o evento pelos profissionais do Senac, renomados chefs que se formaram na instituição e estudantes em curso - mescla a culinária mineira com referências da Amazônia, França e Nordeste. O restaurante fica na Rua São Francisco de Paula, 164 – Cascalho. As reservas podem ser feitas pelos telefones (31) 98478-5934 e (11) 98948-7838.

Durante a semana (29/08 a 02/09), o restaurante da Pousada Senac se transforma em sala de aula. Serão oferecidos, também, gratuitamente, cursos e workshops para empresários e profissionais que atuam na área. Temas como boas práticas na manipulação de alimentos, marketing pessoal para garçons e atendentes, elaboração de cardápios e harmonização de cervejas, entre outros, serão abordados por orientadores do Senac de Belo Horizonte, Tiradentes e Barbacena.

Programação educacional e gastronômica
Além das novidades, o Senac manterá as demais atividades educacionais e gastronômicas no evento. Simultaneamente, há palestras na Pousada Senac (14 palestras com capacidade para 50 pessoas cada uma), e no Espaço Aulas Senac (14 palestras com capacidade para 40 lugares, cada).

Já o Espaço Interativo, no Lago das Forras, onde os chefs ensinam os participantes a preparar um prato, tem capacidade para 16 interessados. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e devem ser realizadas no próprio espaço, por ordem de chegada. Este ano, chefs do Senac e instrutores da instituição, como Luciano Avelar, Ronie Peterson, Mauro de Paula e Beto Haddad irão participar dos espaços Cozinha ao Vivo.

O diretor regional do Senac, Luciano de Assis Fagundes explica que o Senac em Minas participa há várias edições como apoiador educacional do festival. “A proposta do Festival de Gastronomia é transformar Tiradentes em um espaço para intercâmbio de culturas, sabores e técnica. E o Senac contribui com esse projeto por meio da expertise de seus profissionais, que compartilham experiências com o público interessado, e de toda a estrutura que oferecemos.”

Cartões postais e selfies         
E para quem quer compartilhar as experiências vividas no Festival, o descubraminas.com, portal mantido pelo Senac e especializado em cultura e turismo mineiro, promoverá duas ações. Em um estande no Largo dos Chefs (rodoviária), os visitantes poderão escolher cartões-postais de Minas e mandá-los gratuitamente para qualquer parte do mundo e também tirar selfies em um ambiente que reproduz as tradicionais cozinhas mineiras.

CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO DO SENAC NO EVENTO.

PARA OUTRAS INFORMAÇÕES, ACESSE O SITE DO FESTIVAL.

Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Oops! Houve algum erro na hora do envio.