Logon
SharePoint
Central de Reservas
(32) 3339-3100

 Feijão tropeiro de um jeito diferente

 Aprenda a receita vencedora na categoria Profissional

Foto: Izabela Rodrigues

 

​​​​​​​​​​Josiane Leroy, vencedora da 2ª edição do concurso Grogotó Gourmet na categoria profissional​​

 

A  aluna do curso de MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira do Senac Josiane Leroy ficou sabendo do concurso Grogotó Gourmet em sala de aula. No primeiro momento, precisou do incentivo da colega Fernanda de Souza para se inscrever. Elas seguiram juntas até a final e o apoio mútuo deu certo: Josiane conquistou o primeiro lugar na categoria Profissional e Fernanda ficou com a medalha de bronze.

 

Para elaborar a receita vencedora, Josiane se lembrou das aulas com o professor e chef João Victor Bertolotti, durante a graduação em Gastronomia na Faculdade Senac.

"Ele sempre nos incentivou a pensar em como transformar uma receita tradicional em um prato contemporâneo e gourmetizado, que foi a proposta do concurso", resumiu.

 

A partir daí, Josiane elegeu o feijão tropeiro como prato e estudou uma forma diferente de combinar os ingredientes. A couve foi usada como capa da trouxinha. O feijão, virou recheio. E o ovo ganhou uma versão cozida com a gema mole.

 

Feliz com a vitória, a chef, que trabalha com buffet em eventos e outras iniciativas gastronômicas, quer investir na carreira acadêmica. O próximo passo será um mestrado: "Conhecimento precisa ser repassado. Gosto da sala de aula".

 

O primeiro vestibular foi para Enfermagem, mas ela precisou interromper os estudos por causa da gravidez. Pronta para voltar à sala de aula, decidiu mudar o foco e, o que seria um hobby, se tornou uma opção profissional. "Nada acontece por acaso."

 

Ficou curioso para conhecer a receita campeã? Então aproveite para testar suas habilidades. Aproveite e confira também a vencedora na categoria Amador

 

Surpresa de Tropeiro com Ovo Mollet

 

150g de feijão roxo, 30g de farinha de mandioca, 1 unidade de couve, 180g de bacon, 100g de linguiça suína defumada, 11 ovos, 1 cebolinha, 30g de cebola, 15g de alho, sal, 1l de óleo, 1 salsinha, 500g de farinha panko, 80g de farinha de trigo, 120ml de azeite.

 

Modo de Preparo: Cozinhe o feijão. Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho, cebola, adicione o bacon, a linguiça suína defumada e o feijão já cozido. Acrescente a farinha de mandioca, finalize com a salsinha e corrija o sal. Faça o branqueamento da couve e da cebolinha. Rasgue a folha da couve em quatro pedaços, recheie com o tropeiro e amarre com a cebolinha branqueada. Cozinhe o ovo por 5 minutos. Cuidado para descascá-lo. Empane (farinha de trigo, ovo batido e panko). Frite em óleo quente por imersão até ficar dourado. Para a tuile: misture o azeite, a farinha de trigo e água. Coloque em uma bisnaga. Em uma frigideira pré-aquecida, despeje até cobrir o fundo. Espere terminar de borbulhar e retire com cuidado.

 

Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Oops! Houve algum erro na hora do envio.