Logon
SharePoint
Central de Reservas
(32) 3339-3100

 Grogotó Gourmet: confira o resultado!

 Aprenda as receitas vencedoras com os campeões

Foto: Izabela Rodrigues

 

​​​​Eliana Torga, vencedora da 2ª edição do concurso Grogotó Gourmet na categoria amador

 

​Já conhecemos os vencedores da 2ª edição do concurso Grogotó Gourmet: Josiane Leroy (categoria Profissional), Eliana Torga (Amador) e João Batista Junior (Infantil). Os pratos preparados serão incorporados ao cardápio do Hotel Escola Senac Grogotó em 2020.

Por aqui, você acompanha um pouco da trajetória dos campeões e a receita vencedora!

Para começar, se inspire na história de Eliana Torga, psicóloga e professora universitária na área de gestão que nunca tinha entrado em uma cozinha industrial, mas, entre os familiares, já é conhecida como a cozinheira oficial dos encontros e reuniões.

Encorajada pelo filho Alexei Martins, estudante de gastronomia, ela resolveu se inscrever no concurso. Os dois foram passando pelas etapas classificatórias e chegaram à final. Ele na categoria Profissional e, ela, na Amador.

“Meu filho sempre disse que minha comida traz afetividade, remetendo às receitas que são passadas de geração a geração", conta.

Para o concurso, Eliana pesquisou muito até chegar a sua versão de rabada. De origem europeia, o prato, servido com legumes, chegou às fazendas e cidades brasileiras. Para dar um toque mineiro, utilizou abóbora, couve e, claro, o queijo!

“Foi uma experiência deliciosa, leve. A parceria entre chefs, turma de apoio e os próprios participantes fluiu em um clima amistoso e de companheirismo", sintetizou.

Elaine quer usar o curso de Cozinheiro que ganhou para aperfeiçoar seus conhecimentos e já faz planos: “Quero unir o novo aprendizado à experiência que tenho na minha área. É importante para a gastronomia fortalecer conceitos de logística e gestão de RH dentro da cozinha".

Quer aprender como se faz a receita da Eliana? Então confira e bom apetite!

Rabada, Creme de Abóbora, Crispy de Couve & Tuille de Queijo Canastra Curado

Rabada: 1 kg de rabada de boi, 8g de sal, 170g de cebola, 16g de alho, 15ml de óleo, 45ml de suco de limão, 5g de páprica doce

Abóbora: 800g de abóbora moranga50g de manteiga, 5g de sal, 8g de alho, 90g de cebola

Couve: 300g de couve1g de sal, 200ml de óleo, 100g de queijo canastra

Modo de fazer: Marinar a rabada nos temperos com sal, cebola, alho, limão e páprica doce, por duas horas. Dourar na panela em óleo e temperos e cozinhar em panela de pressão por aproximadamente 20 minutos. Após esse tempo, verificar o cozimento, quando a carne deverá estar soltando facilmente do osso. Verificar o tempero e reservar. Assar a abóbora em forno com a casca, retirar a polpa, amassar e bater em liquidificador com cebola e alho. Derreter a manteiga na panela e colocar o creme. Mexer até dar o ponto de um creme liso. Após ficar pronto, reserve. Lavar e picar a couve chiffonade e fritar em óleo quente. Escorrer em papel toalha para retirar excesso de óleo. Temperar com sal por cima. Após terminar todos os preparos, montar o prato.

Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Oops! Houve algum erro na hora do envio.